Trechos retirados da música The music of the Night da peça teatral O Fantasma da Ópera
A noite aguça
Acentua as emoções
A escuridão emociona
Desperta a imaginação
Silenciosamente os sentidos
Abandonam suas defesas
Para mim, esta música é uma versão romântica do que fazemos todas as noites ao deitar-se: o dormir. Dormir é entregar-se ao mundo da fantasia, aos sonhos, como costumamos falar; é desprender-se da realidade, das preocupações e exigências que construímos todos os dias, para poder renovar nossas energias para um novo dia e reforçar a esperança para a construção do futuro que desejamos. Dormir é fundamental para o nosso psiquismo conseguir equilibrar nossos desejos com as exigências que a vida nos impõe.
Lentamente, gentilmente
A noite revela seu esplendor
Pegue-a, sinta-a
Trêmula e suaveDesvie seu rosto
Da luz ostensiva do dia
Afaste seus pensamentos
Da luz fria e insensível
E ouça a Música da Noite
O dormir exige uma entrega, exige a capacidade de abandonar a nossa parte consciente, mais racional, e deixar-se levar para os desejos e sonhos que aparecem em nossa mente neste processo, os quais não estamos acostumados a entrar em contato no período de vigília. Isso pode soar bastante assustador. Alguns dizem que o dormir é uma pequena morte, é uma entrega para o desconhecido que precisa de muita segurança e tranquilidade para que seja bem sucedida. Fazer essa travessia, adquirir essa segurança e tranquilidade pode tornar-se muito difícil para algumas pessoas. Independente de idade, sexo e cultura estar aberto para dormir pode se tornar um pesadelo em alguns momentos da vida. Isso acontece, pois a entrega para Orpheu necessita de um grande autoconhecimento e capacidade reflexiva que auxiliam no processo de lidar com as angústias que nos tomam ao deitarmos na cama. O que fazer?
Feche seus olhos
E renda-se aos seus
Sonhos mais sombrios
Purifique seus pensamentos
Do mundo que conhecia antesFeche seus olhos
Deixe seu espírito
Começar a se elevar
E você viverá
Como nunca viveu antes
Se esse é o seu caso, se você passa noites se virando na cama, sem conseguir um descanso suficiente para enfrentar o dia seguinte, deve considerar a possibilidade de iniciar um processo analítico. A sua dificuldade em entregar-se ao sono provavelmente está relacionada com vivências e dificuldades que fizeram parte da sua vida até este momento e o trabalho analítico irá te auxiliar não só a reconhecer tais vivências como a ressignificá-los, fortalecendo sua segurança para ceder aos mistérios da noite.
Abra a sua mente
Liberte suas fantasias
Nesta escuridão
Que você sabe que não pode combater…Deixe sua mente
Começar uma jornada
Através de um estranho mundo novo
Abandone todos os pensamentos do mundo
Que você conhecia antes
Deixe sua alma
Levá-la onde você deseja estar