A vida muda, a coragem desperta, a alma se desdobra, o cansaço cresce, o amor inunda, o corpo grita, o medo renasce, a alegria contagia, o sono é constante, a esperança transborda, as lembranças perturbam, a família se transforma e a saudade é imensa! Ser mãe é assim…
Ser mãe é lutar contra o medo imenso, de um lado, e a euforia infinita, do outro, a cada dia, desde que você descobriu a existência do seu bebê, é se emocionar com a simples ideia de ter um pequeno ser totalmente dependente de você e, ao mesmo tempo, apavorar-se com isso! Ser mãe é temer o futuro, preocupar-se com os primeiros passos até a carreira profissional do seu filho, é chorar com a possibilidade dele sentir dor algum um dia, é alegrar-se com um simples sorriso num domingo de manhã.
Ser mãe é sentir-se apaixonada por aquele cheirinho que você sente quando ele ainda dorme no seu colo, é desesperar-se com o milhão de informações e opiniões que os outros te impõe, é chorar no chuveiro quando você sente que não conseguiu fazer o seu melhor e outros estão te julgando o tempo inteiro. Não se preocupe, mãe, eles nunca estarão satisfeitos!
Ser mãe é ficar horas admirando a beleza daquele pequeno bebezinho que você trouxe ao mundo, é tirar forças do além para acordar pela trigésima vez na madrugada daquela noite fria em que você mal sente seus pés, é pagar o mico de passear feliz no trenzinho do shopping apenas porque seu filho vai adorar, é pegar aquela fila absurda para ir no brinquedo do parque de diversão que ele te pediu faz meses, é sentir a dor da injeção dele na sua pele, mas não querer chorar ou gritar para poder ensiná-lo a necessidade de suportar momentos difíceis.
Ser mãe é querer planejar aquela mega festa a cada aniversário do seu filho, mas adequar-se aos seus limites, é fazer um bolo simples e uma decoração singela virar essa mega festa de tanto carinho e amor que você depositou nela, é querer que seu filho seja o mais inteligente de todas as crianças, mas aceitar e perdoar quando vem a primeira nota baixa. Ser mãe é torcer para que seu filho tenha uma vida de sucesso, fazer de tudo que está ao seu alcance para que isto se realize, mas saber que seu amor não mudará caso ele não conquiste tal resultado.
Ser mãe é dar risadas quando seu filho sai correndo do quintal, passa pela sala sujando de lama aquele sue tapete novinho em folha e ainda se jogar na lama com ele para deixar a brincadeira mais divertida, é ficar acordada de madrugada para ajudá-lo na maquete da escola que ele não conseguiu terminar sozinho, é sentar na primeira fileira da peça de teatro que ele vai participar da escola e ainda montar um estúdio para filmá-lo, é ficar preocupada quando ele sai para a primeira balada e só conseguir dormir quando ele chegar em casa, é assistir aquele filme que acabou de estrear no Netflix debaixo de um edredom bem quentinho numa sexta à noite comendo pipocas, é cozinhar aquela comidinha especial que você sabe que ele adora quando ele está chegando de viagem, é chorar quando ele parte para a faculdade, pois você sabe que agora não será mais sua prioridade.
Ser mãe é ter a consciência de que você não tem controle do seu filho, que ele não está aqui e não vive para realizar seus desejos, mas ter segurança de que o amor dele por você será tão incondicional quanto o seu por ele, e por mais que suas escolhas a decepcionem, você é a única pessoa do mundo que ele não gostaria de magoar.
A maternidade pode ser bastante desafiadora quando olhamos para a responsabilidade que é colocada em nós mulheres, mas não deixe que essa compreensão, essa pressão e as dificuldades que você precisará enfrentar neste percurso, ofusquem a chama que existe entre vocês!
Deixo aqui minha homenagem a todas as mães!
FELIZ DIA DAS MÃES!